sábado, 24 de outubro de 2009

Pirâmide descoberta em gota

A imagem na capa da Physical Review Letters de 17 de novembro chama a atenção. Parece uma jóia, mas é uma obra da natureza, observada graças a um microscópio de força atômica por pesquisadores britânicos e canadenses.
Eles descobriram que as gotas microscópicas de um plástico de tipo comum (copolímero de dois blocos) derretido assumem a forma regular de um cone sem ponta, cheio de degraus, à medida que vão resfriando e solidificando.


É surpreedente porque as gotas pequenas de líquidos que geralmente vemos são calotas esféricas. Andrew Croll, Michael Massa e Kari Dalnoki-Veress, da Universidade McMaster, Hamilton, Canadá, junto com Mark Matsen, da Universidade de Readings, Readings, Reino Unido, explicam que a forma estranha que encontraram é conseqüência das propriedades das moléculas do plástico e do tamanho da gota.
“Os padrões ordenados são do tamanho de nanômetros [milhionésimos de milímetro], o que é importante para a tecnologia atual — logo os microchips terão componentes desse tamanho”,

Nenhum comentário:

Postar um comentário