quinta-feira, 29 de outubro de 2009

130 anos de inovações

O que seria do homem contemporâneo sem a energia elétrica? O mundo se transformou de forma irreversível graças às tecnologias e descobertas realizadas principalmente nos últimos dois séculos. Para destacar o papel da eletricidade na maioria dessas invenções, o Centro de Memória da Eletricidade no Brasil, uma entidade cultural mantida pela Eletrobrás, lança o livro Invenções e descobertas: energia elétrica, ciência e tecnologia, que traz um apanhado dos fatos mais importantes, nos campos da ciência e da tecnologia, que marcaram a história recente da humanidade.
Desde a invenção da máquina de escrever, em 1870, até a produção em laboratório de células-tronco embrionárias, em 2003, o livro é apresentado na forma de uma grande linha do tempo fartamente ilustrada, que destaca, ano a ano, as invenções mais significativas no Brasil e no mundo (os curiosos poderão consultar os fatos marcantes do ano de seu nascimento, por exemplo). As histórias são contadas de forma simples e interessante, com imagens e breves verbetes que situam cada inovação em seu contexto político, social e econômico.

Além de uma introdução didática sobre o papel das invenções no desenvolvimento do mundo, o livro oferece uma verdadeira viagem ao passado e apresenta alguns personagens centrais dessa história, como os britânicos Michael Faraday (1791-1867) e Alexander Graham Bell (1847-1922), pioneiros no estudo da eletricidade e da telefonia, respectivamente.
.Diversos outros cientistas e inventores são lembrados por suas contribuições em diversos campos, entre os quais o biólogo inglês Charles Darwin (1809-1882) ou o físico alemão Albert Einstein (1879-1955). A obra contempla áreas como matemática, física, química, biologia, engenharia e comunicação.
Outro personagem de destaque apresentado no livro é o norte-americano Thomas Alva Edison (1847-1931) que, além de ter criado o fonógrafo (primeiro aparelho de som), inventou a lâmpada incandescente em 1879, e depois a primeira câmera cinematográfica, em 1891.
O fim dessa viagem traz um convite para o futuro, ao apontar as descobertas que ainda vão mudar a história, como o mapeamento do cérebro, o novo combustível a partir do hidrogênio e a computação quântica. Com uma linguagem simples e agradável, Invenções & descobertas pode funcionar como uma enciclopédia para todas as idades e um breve e completo guia de consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário