sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Os cientistas estão trabalhando em vacinas

Introdução
Qual é a sua expectativa de vida? Talvez essa não seja uma questão que você pensa todo dia, mas provavelmente espera viver mais tempo do que as gerações que precederam você. A expectativa de vida de uma criança que nasce hoje no Brasil é de 71,9 anos, de acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A expectativa de vida de todos os bebês brasileiros nascidos em 1980, ano em que o IBGE fez a primeira pesquisa nesse sentido, era de 62,5 anos.
O objetivo dessas estatísticas é ilustrar como a saúde do mundo, não apenas do Brasil, está melhorando a um índice extraordinário. Hoje, existe uma porcentagem maior de pessoas mais velhas jamais vista. Então, o que está nos fazendo viver mais tempo? A razão mais óbvia é a quantidade incrível de tecnologia médica desenvolvida no século XX. Os cientistas desenvolveram medicamentos e equipamentos que permitem que combatamos as doenças com mais eficácia. A penicilina (1928), a vacina contra o sarampo (1953), a vacina contra a poliomielite (1954) e a insulina (década de 20) são apenas algumas das muitas descobertas médicas feitas no século passado.
Entre os avanços mais notáveis dessa época está a erradicação da poliomielite e da varíola por meio de vacinas. Hoje, os cientistas continuam em busca de vacinas para prevenir outras doenças. Possivelmente, o avanço mais empolgante desse século será a descoberta de uma vacina contra o câncer universal. Os cientistas estão à beira de desenvolver tal vacina que, quando descoberta, salvará milhões de vidas por ano. Neste artigo, veremos os tratamentos atuais contra o câncer e os tipos de tratamento em desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário