quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Corpo Humano e Saúde

A concepção de corpo humano como um sistema integrado, que interage com o ambiente
e reflete a história de vida do sujeito, orienta esta temática.
O corpo humano deve ser visto como um todo dinamicamente integrado e articulado, os
diferentes aparelhos e sistemas que o compõem devem ser percebidos em suas funções
específicas mas ao mesmo tempo integradas para a manutenção do todo. Importa, portanto,
compreender as relações fisiológicas e anatômicas do organismo, destacando ainda que as
interações com o meio respondem pela manutenção da integridade do corpo.
A maneira como as interações se estabelecem, permitindo ou não a realização das
necessidades biológicas, afetivas, sociais e culturais, fica registrada no corpo, refletindo a história
de vida do sujeito, isto é, a carência nutricional, afetiva e social desenham o corpo humano,
interferem na sua arquitetura e no seu funcionamento.
Assim, o conhecimento sobre o corpo humano deve estar associado a um melhor
conhecimento do seu próprio corpo, por ser exclusivo de cada um e por ser único, e com o qual o
aluno tem uma intimidade e uma percepção subjetiva que ninguém mais pode ter. Essa visão
favorece o desenvolvimento de atitudes de respeito e de apreço pelo próprio corpo e pelas
diferenças individuais.
Cada pessoa, aluno ou professor, aprende em seu meio de convívio, especialmente em
família, um conjunto de idéias a respeito do corpo. O tema em discussão permite que se possa
superar suas próprias pré-concepções e retrabalhar algumas noções equivocadas que se traz de
casa, muitas vezes graves. A mesma situação ocorre junto à mídia.
A saúde – equilíbrio dinâmico, característico do corpo humano – como tema transversal
visa a discutir como ela é condicionada por fatores de várias ordens: físico, psíquicos e sociais. A
falta de um ou mais desses condicionantes da saúde pode ferir o equilíbrio e, como
conseqüência, o corpo adoece.
O estado de saúde ou de doença decorre da satisfação ou não das necessidades
biológicas, afetivas, sociais e culturais que, embora sejam comuns, apresentam particularidades
em cada individuo, nas diferentes culturas e fases da vida, sendo um processo dinâmico.
O ciclo vital do homem é fortemente marcado por aspectos sócio-culturais que se
traduzem em hábitos, comportamentos, rituais próprios de cada cultura.
O trabalho sobre o crescimento e o desenvolvimento humanos leva em conta as
transformações do corpo e do comportamento nas diferentes fases da vida – nascimento,
infância, juventude, idade adulta e velhice - , evidenciando-se e intercruzando-se os fatores
biológicos, culturais e sociais que marcam tais fases.
A sexualidade humana deve ser considerada nas diferentes fases da vida, pois é um
comportamento condicionado por fatores biológicos, culturais e sociais, que tem, para pessoas de
todas as idades, um significado muito mais amplo e variado que a reprodução. Representa um
elemento de realização humana em suas dimensões afetivas e sociais, uma vez que a
manifestação da sexualidade assume formas diversas ao longo do desenvolvimento humano,
incluindo orientações outras que não aquelas da maioria da sociedade. Como a abordagem desse
tema geralmente coincide com a entrada na puberdade por parte dos alunos, ela pode constituir
uma excelente ocasião para o estabelecimento de um diálogo franco e esclarecedor das inúmeras
questões – por vezes polêmicas – que costumam surgir nesse período.
Tão importante quanto entender a estrutura e funcionamento do corpo humano, é saber
com assegurar cuidados e garantir a manutenção da saúde.

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